Instituto Scala

Principal Eventos 2009 Simpósio Internacional sobre Atualizações em Epilepsia

Simpósio Internacional sobre Atualizações em Epilepsia

Fevereiro de 2009

Local:

São Paulo - SP - Brazil

 

Apresentação

Embora haja um progresso significante no desenvolvimento de novos tratamentos em epilepsia; ainda há uma grande morbidade associada à esta condição. Além dos novos tratamentos farmacológicos, novas abordagens usando estimulação elétrica têm mostrado resultados promissores. De fato, os resultados iniciais dos estudos com estimulação cerebral não-invasiva para o tratamento da epilepsia, embora com resultados variáveis, são encorajadores. Estudos futuros combinando Estimulação Magnética Transcraniana (TMS – Transcranial Magnetic Stimulation) e técnicas de neuroimagem podem ajudar a identificar áreas corticais com disfunções de atividades focar melhor o campo elétrico induzido. Uma observação interessante com necessidade de uma investigação mais profunda, é que em alguns pacientes o efeito antiepiléptico da estimulação elétrica continua por um longo período após o fim do tratamento, sugerindo que alterações permanentes na plasticidade sináptica podem ser induzidas e usadas no tratamento da epilepsia. Neste Simpósio iremos discutir desde modelos animais até estudos translacionais usando meuroimagem e estudos clínicos testando novas intervenções como a Estimulação Magnética Transcraniana para o tratamento da epilepsia.

Programação

08:00h às 09:00h

INSCRIÇÕES E CAFÉ DE BOAS VINDAS

09:00h às 10:00h

Uso da neuroimagem para o desenvolvimento de novos tratamentos em epilepsia.

Prof. Dr. Fernando Cendes, Universidade Estadual de Campinas

10:00h às 10:40h

Aplicações de neuroimagem funcional (SPECT e PET) na avaliação de epilepsia.

Dra. Carla Ono, Universidade de São Paulo

10:40h às 11:20h

Usando modelos animais em epilepsia para investigação de novas abordagens terapêuticas.

Profa. Dra. Angela C. Valle, Universidade de São Paulo

11:20h às 12:00h

Novos tratamentos farmacológicos em epilepsia: revisão e atualização.

Dra. Sigride Thomé, Universidade de São Paulo

12:00h às 14:00h

ALMOÇO

 

14:00h às 15:00h

Cognição em epilepsia: desenvolvendo novos tratamentos.

Prof. Dr. Paulo S. Boggio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

15:00h às 16:00h

Epilepsia em crianças: mudanças e novas abordagens de tratamento.

Prof. Dr. Alex Rotenberg, Universidade de Harvard

16:00h às 17:00h

Uso de estimulação cerebral para o tratamento da epilepsia: mudanças e atualizações.

Prof. Dr. Felipe Fregni, Universidade de Harvard

Palestrantes

Alex Rotenberg - Instrutor, Harvard University

Nasci em Chernovtsy, Ucrânia. Recebi a minha formação universitária da Universidade de Johns Hopkins , e graduação da Universidade Estadual de Nova York, Downstate Medical Center. Eu completei internato e residência em Pediatria no Hospital Monte Sinai, New York, antes de vir para Boston para residencia em Neurologia Infantil, e bolsa em Epilepsia e Neurofisiologia Clínica no Hospital Infantil. Juntei-me à do Centro de Estimulação Cerebral não invasivo em 2005, em direção ao fim da minha formação clínica. A minha nomeação clínica está em Hospital Infantil, como médico assistente na Divisão de Epilepsia e Neurofisiologia Clínica. Minha nomeação acadêmica está como Instrutor em Meurologia, na Escola de Medicina de Harvard.

Interesses de Pesquisa / Foco em Pesquisa

O nosso trabalho de laboratório centra-se, em grande medida, no desenvolvimento de novas terapias para a epilepsia intratável utilizando modelos animaise com esta doença. Estamos avaliando a capacidade de algumas formas de estimulação cerebral não invasivo para interromper ou prevenir convulsões. Entre estas contam-se a estimulação magnética transcraniana (TMS), corrente direta estimulação transcraniana (tDCS), e intermitente fotorecrutamento estimulação (IPS). Paralelamente, estamos a desenvolver um programa clínico para o tratamento de crises epilépticas intratáveis com estimulação cerebral não invasiva.

Felipe Fregni – Professor Assistente de Neurologia, Escola de Medicina de Harvard

Felipe Fregni studies focus on neuromodulation and neuroplasticity. He is interested in understanding how brain plasticity is associated with disease and how to modulate it using techniques of neuromodulation. He is the director of the Clinical Trials Network, Berenson-Allen Center for Noninvasive Brain Stimulation, Beth Israel Deaconess Medical Center and he is also the director of the Continuing Education Program from Scholars in Clinical Science Program, Harvard Medical School.

Paulo S. Boggio – Coordenador de Pesquisa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Paulos S. Boggio é Coordenador de Pesquisa do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também é pesquisador colaborador do Center for Non Invasive Brain Stimulation, Beth Israel Deaconess Medical Center, Harvard Medical School.

Maria Sigride Thome de Souza

Médica Supervisora do LNFC do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Fernando Cendes

Professor Associado Livre-Docente no Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas Coordenador da Subcomissão de Pós-Graduação do curso Fisiopatologia Médica da FCM-UNICAMP Professor da McGill University, Department of Neurology and Neurosurgery Presidente da Liga Brasileira de Epilepsia (2006-2008).

Carla Rachel Ono

Médica Assistente da Medicina Nuclear do Centro de Medicina Nuclear - Departamento de Radiologia – HCFMUSP. Médica do Centro de Diagnóstico por imagem do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Médica do Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital do Coração - Associação Sanatório Sírio.

Angela Cristina do Valle

Pesquisadora em Neurociências do Laboratório de Neurociências Prof Cesar Timo-Iaria - LIM 01, Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo
Pertence ao corpo de docentes e orientadores do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina, USP.

Redes Sociais

Localização

mapa_scala

Av. das Nações Unidas, 14.171, 15º andar, Marble Tower
São Paulo, SP, CEP: 04794-000
(11) 3568-2151
Brasil